SergipePrevidência conquista 9,25 no Índice de Qualidade da Gestão Orçamentária da rede estadual

25 de abril de 2024 08:43. Atualizado há 10 dias.
Foto: Sérgio Luís

Analisar e avaliar, anualmente, a gestão, planejamento e execução do orçamento de cada pasta da rede estadual. É esse o objetivo do Índice de Qualidade da Gestão Orçamentária (IQGO), no qual o SergipePrevidência conquistou a nota 9,25 na avaliação referente ao ano de 2023. Desenvolvido pela Secretaria Especial de Planejamento, orçamento e Inovação (Seplan), o Índice é composto por seis indicadores. Para cada pasta estadual, eles representam parâmetros nas perspectivas de identificação e melhoria de administração orçamentária anual.

O assistente da Gerência de Compensação Previdenciária do SergipePrevidência, Emerson Olivier, explica que o IQGO é a ferramenta construída e aplicada pela Seplan com o objetivo de medir a performance anual na execução do orçamento institucional. “O IQGO reforça que nossa gestão faz acontecer a gestão e disponibilização de serviços de concessões de benefícios previdenciários, e de atividades extra-previdenciárias, com compromisso, responsabilidade e transparência”, destaca.

De acordo com a análise da Seplan, o SergipePrevidência, em 2023, alcançou a nota do IQGO de 9,25. O resultado foi acima da média dos órgãos e, na escala de avaliação, foi considerado excelente. Como destaques positivos, os tópicos Foco na missão, Execução física total e Exequibilidade orçamentária do Instituto atingiram o valor ideal de avaliação.

Critérios avaliados

São três eixos e seis indicadores componentes do IQGO. No eixo Gestão, os indicadores avaliam Foco na missão e Execução física total. Em Planejamento, Acerto no planejamento orçamentário e Exequibilidade orçamentária. No aspecto Execução, analisa Foco na execução orçamentária e Execução financeira total.

Emerson Olivier
Pular para o conteúdo