O curso Legislação Previdenciária, promovido pela Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe (ESAPGESE), teve a participação de mais de 40 servidores de diversos órgãos do Estado, dentre os quais 22 do Ipesprevidência. A capacitação teve início nesta segunda-feira, 23, e seguiu até a quinta-feira, 26, no auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). O facilitador foi Ricardo Aurélio Marinho, gestor governamental da Secretaria de Estado da Administração e mestrando
Durante os quatro dias de treinamento foram abordados pelo facilitador os artigos da Constituição que tratam acerca do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), as diferenças da legislação atual para a vigente antes da promulgação da Constituição e as Emendas Constitucionais que orientam as regras de aposentadoria. A Lei Complementar 113, que dispõe sobre o RPPS de Sergipe, bem como a Orientação Normativa 01/2007 do Ministério da Previdência Social também foram destacados.
No encerramento do curso, estiveram presentes o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Administração, José Leite, representando o secretário Jorge Alberto, e a diretora geral da ESAPGESE, Maria do Carmo. José Leite ressaltou a satisfação de ver o sucesso dessa turma, uma vez que o curso atende a um pedido feito pelo próprio Ipesprevidência. E a ESAPGESE está disponível justamente para atender a uma necessidade de capacitação do servidor estadual, disse o secretário-adjunto.
A busca constante pela qualificação de pessoal, estabelecida no planejamento estratégico do Ipesprevidência, também foi destacada por Amito Brito Filho, diretor-presidente da autarquia. Promover a capacitação, valorização e o desenvolvimento dos servidores do Ipesprevidência, fortalecendo e elevando os níveis de qualidade e eficiência dos serviços prestados à sociedade, é uma das nossas prioridades de gestão, disse Amito. Ainda segundo ele, todos precisam estar unidos e preparados para vencer os desafios e conduzir satisfatoriamente a unidade gestora do RPPS/SE.
Resultado
A servidora Teoguenildes Fonseca trabalha no setor de atendimento ao público do Ipesprevidência. Segundo ela, o curso foi excelente. Tive a oportunidade de tirar muitas dúvidas e foi útil principalmente para mim, uma vez que presto informações diretamente ao público, comentou. Para a servidora Maria José, que atua na Coordenadoria de Controle de Pagamento, o curso também foi proveitoso. O treinamento que recebemos foi ótimo, também tirei muitas dúvidas, disse.
Maria Magali, servidora da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, também participou do curso. Segundo ela, o conteúdo foi muito importante para o seu serviço no dia-a-dia. Eu trabalho no setor pessoal e tive acesso a informações que desconhecia. Pela importância do assunto, sugiro que o curso aconteça com mais freqüência, opinou. Outros órgãos que também participaram foram a Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Fazenda, Ipesaúde, Degrase e I.T.P.S.