A coordenação do Censo Previdenciário Estadual divulgou o balanço do mês de janeiro. Segundo os dados apresentados, aproximadamente 74% dos aposentados e pensionistas que deveriam atualizar seus dados junto à previdência estadual compareceram à convocação. Dos 1.634 beneficiários nascidos em janeiro, 1.216 atenderam à solicitação no período devido e outros 207 só compareceram após o bloqueio dos benefícios.
A partir da próxima semana, as 211 pessoas que continuam com o benefício bloqueado, cuja soma dos valores chega a R$ 200 mil e ainda não compareceram para atualizar os dados, serão convocadas por carta com Aviso de Recebimento, tendo um prazo de cinco dias para atender à solicitação. Os que não comparecerem serão convocados através do Diário Oficial do Estado e, posteriormente, a mesma relação será divulgada em jornal de grande circulação. Se o beneficiário ainda assim não se apresentar, terá o benefício cancelado.
“O censo atinge o objetivo estabelecido que é a consolidação dos dados para a realização do cálculo atuarial, o que resultará em uma maior exatidão na tomada de decisão da diretoria executiva e do Conselho Estadual de Previdência. Mas ficamos surpreendidos com o elevado número de segurados que não compareceram, pois eles somam 22%”, disse o diretor de Previdência do Ipesprevidência, Pedro Vieira.
O Censo
Inativos e pensionista do Estado devem participar em 2008 do Censo Previdenciário e aqueles que não comparecerem terão seus benefícios bloqueados. Fazem parte desse grupo as pessoas vinculadas ao Poder Executivo, incluindo os militares, Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Ministério Público.
O censo será realizado até o fim do ano e os beneficiários deverão fazer a atualização dos dados exclusivamente no mês de seu nascimento. Para melhor atender à demanda, foi montado um horário especial. O servidor inativo deverá comparecer à Secretaria de Estado da Administração (Sead), das 7h30min às 17h ou ao Ceac, no Shopping Riomar, das 9h às 20h45min. Já os pensionistas devem se dirigir ao Ipesprevidência, das 7h30min às 17h, com a documentação necessária.
O beneficiário deverá comparecer pessoalmente para realizar o Censo Previdenciário e, por isso, procurações não serão aceitas. Mas aqueles que por motivo de saúde não puderem se deslocar, terão a opção de ser recenseado em seu domicílio. Para tanto, os inativos devem entrar em contato com a Sead pelo telefone (79) 3226-2205 e os pensionistas com o Ipesprevidência pelo telefone (79) 3213-7654, para agendar o dia e a hora para a visita do servidor responsável pelo censo.