Procedimento do Governo do Estado, realizado por meio do SergipePrevidência, a Prova de Vida deve ser feita, anualmente, pelos aposentados e pensionistas da rede estadual, no mês do seu aniversário, a partir do dia 1º de janeiro de cada ano. O objetivo da Prova de Vida é atualizar a base de dados cadastrais dos beneficiários no sistema do SergipePrevidência (a exemplo, do telefone, endereço, e-mail); além de evitar pagamentos indevidos de benefícios e outros tipos de fraudes.
É válido ressaltar, de forma especial, sobre a importância de o beneficiário manter seu contato de telefone e endereço residencial, sempre, atualizados no sistema do Aplicativo Meu RPPS, para que o SergipePrevidência possa se comunicar, diretamente, com o beneficiário, por meio do envio de avisos, comunicados e demais informações referentes aos serviços, ações e eventos institucionais, e de interesse do segurado.
Os aposentados e pensionistas devem realizar o procedimento pelo Aplicativo Meu RPPS, e observar as instruções do sistema – por exemplo, as fotos da selfie e do documento de identificação devem ser enviadas na vertical (em pé).
O sistema eletrônico do Aplicativo Meu RPPS funciona, diariamente, por 24h. A qualquer momento e de onde estiver (sem precisar se deslocar), pode ser acessado pelo segurado.
Clique no link para conferir como resetar/criar uma nova senha de acesso ao Aplicativo Meu RPPS: TUTORIAL SENHA MEU RPPS
Neste outro link, confira o passo a passo de como fazer a Prova de Vida pelo Aplicativo Meu RPPS: TUTORIAL PROVA DE VIDA MEU RPPS
Ao selecionar, no aplicativo, o botão da Prova de Vida, o sistema solicita, por exemplo, o envio das fotos da selfie e do documento de identificação com foto, que pode ser o RG (Registro Geral), a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou o documento funcional.
Se enviar algum documento ou informação de forma diferente das instruções, o sistema irá reprovar a solicitação do segurado, automaticamente.
Outra opção de realização do procedimento, durante o ano de 2025, é nas AGÊNCIAS DO BANESE, distribuídas nos 75 municípios sergipanos.
Caso o aposentado e pensionista NÃO realizem a atualização cadastral, o benefício será bloqueado no mês seguinte ao do seu aniversário.
Quem NÃO fizer a validação cadastral no mês do aniversário (pelo Aplicativo Meu RPPS ou nas Agências do Banese), deverá SOLUCIONAR sua pendência e regularizar sua situação, de forma presencial, na sede do SergipePrevidência (Praça General Valadão, 32, Centro – Aracaju/SE – Térreo do Palácio Serigy).
A NÃO realização do procedimento ocasiona o bloqueio do benefício no mês subsequente ao do aniversário; e a pendência de regularização da situação do aposentado e/ou pensionista, após três meses do prazo de realização da Prova de Vida, acarretará no cancelamento do benefício.
Para isso, é necessário agendar a vaga de atendimento presencial, por meio dos nossos contatos (abaixo).
Mais informações: (79) 3198.0800 (ligação telefônica e mensagem de whatsapp) e e-mail atendimento@sergipeprevidencia.se.gov.br