17 anos do SergipePrevidência é destaque na maior revista nacional de Regime Próprio de Previdência

3 de julho de 2023 09:35. Atualizado há 11 meses.
Foto: Marco Vieira

Em março deste ano, o SergipePrevidência completou 17 anos. E, neste ano de 2023, a Previdência Pública de Sergipe comemora 142 anos. Mais antiga do que a Previdência Social brasileira, que completou 100 anos, no último mês de janeiro. A Previdência Social é o seguro social adquirido por meio da contribuição mensal, que garante ao segurado uma renda no momento em que ele não puder trabalhar, com as concessões dos benefícios de aposentadoria e pensão.

A trajetória, conquistas e legado do SergipePrevidência estão na seção Destaque da 64ª edição da maior revista nacional de Regime Próprio de Previdência, a RPPS do Brasil – páginas 24 e 25. Único periódico para órgãos previdenciários estaduais e municipais com circulação em todo o país, a reportagem especial traz o recorte, além da rotina diária dos serviços de concessões de aposentadoria e de pensão; sobre o Programa Melhor Idade – e Projetos do CoralPrev, DançaPrev e TerapiaPrev –; as conquistas da Certificação do Pró-Gestão Nível 3; da Nota 10 na Avaliação de Transparência do Tribunal de Contas do Estado, cujo pódio é do SergipePrevidência pelo quarto ano consecutivo; e da conquista da nota B no Índice de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social, do Governo Federal.

“Vale destacar que, após o envio da reportagem especial para a Revista, recebemos mais três importantes prêmios nacionais na temática Previdência. Conquistamos a segunda classificação no 5º Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária; a segunda posição no 1º Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária; e a 11ª classificação no 4º Prêmio Destaque Brasil de Investimentos. Esta última categoria envolve todos os Estados, capitais e municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes”, ressalta o diretor-presidente do SergipePrevidência, José Roberto de Lima Andrade.

Promovidos pela Abipem, são os maiores prêmios nacionais na temática Previdência. Direcionados às instituições associadas e certificadas pela Regularidade Previdenciária, os Prêmios Destaque Brasil visam fomentar, identificar, incentivar, reconhecer e divulgar instituições que possam ser referência no âmbito da gestão previdenciária.

Confira (aqui) a íntegra da reportagem especial para a Revista RPPS do Brasil

SergipePrevidência comemora 17 anos e 142 anos da Previdência sergipana

Em março deste ano, o SergipePrevidência completou 17 anos. E, neste ano de 2023, a Previdência Pública de Sergipe comemora 142 anos. Mais antiga do que a Previdência Social brasileira, que completou 100 anos, no último mês de janeiro. A Previdência Social é o seguro social adquirido por meio da contribuição mensal, que garante ao segurado uma renda no momento em que ele não puder trabalhar, com as concessões dos benefícios de aposentadoria e pensão.

Professora da rede estadual por 33 anos e aposentada há 11 anos, Keninha Viana, que é aluna do Programa Melhor Idade, conta como sua participação no CoralPrev e DançaPrev mudou sua vida. “É uma realização, um divisor de água na minha vida. É uma das minhas atividades preferidas, onde me emociono, me sinto bem, me mantém viva e ativa. Ocupa e movimenta corpo e mente. O Programa é Social, além de terapêutico. Parabéns e muito obrigada à toda a equipe do SergipePrevidência, em especial, ao diretor-presidente, José Roberto, pela valorização e reconhecimento aos servidores públicos do Estado. Que o Programa Melhor Idade tenha continuidade, e que venham outros projetos”, afirma Keninha.

De acordo com diretor-presidente do SergipePrevidência, José Roberto de Lima Andrade, Sergipe foi uma das primeiras províncias do país aoferecer serviços previdenciários, em 1881, por meio da lei estadual 1.137, que criou o Montepio dos funcionários públicos do Estado de Sergipe. Nacionalmente, a oferta desses serviços remete ao ano de 1884.

“Quando fundado, em 2006, o SergipePrevidência atendia a mais de 11 mil segurados. hoje, após 17 anos, são mais de 35 mil beneficiários. Atualmente, somos referência nacional com a conquista da Certificação do Pró-Gestão Nível 3; da Nota 10 na Avaliação de Transparência do Tribunal de Contas do Estado, cujo pódio é nosso pelo quarto ano consecutivo; e da conquista da nota B no Índice de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social, do Governo Federal. Chegamos até aqui em razão do esforço, dedicação e empenho dos servidores atuais e de quem colaborou com o Instituto nestes 17 anos de existência. Que venham mais 142 anos, com uma Previdência cada vez mais sustentável; cada vez mais segura; e, cada vez mais acolhedora”, parabeniza José Roberto.

O Governador em exercício e presidente do Conselho Deliberativo do SergipePrevidência, Zezinho Sobral, ressalta sobre a importância de acolher e de cuidar das pessoas, um dos focos da gestão de Governo.

“Neste caso, dos nossos aposentados e pensionistas do Governo do Estado. Porque nós também estaremos lá, um dia, em um futuro breve. Fábio é um Governador que tem uma atençãoe cuidado muito especiais com seus liderados e com a sociedade sergipana, inclusive com os servidores ativos, aposentados e pensionistas. É um Governador acolhedor e visionário. Muito agradecido por poder prestigiar esse momento tão especial para o SergipePrevidência e para a Previdência estadual, ao lado de José Roberto, que é também um dos gestores homenageados, junto com todos os ex-gestores do SergipePrevidência, Amito Brito Filho, Augusto Fábio Oliveira dos Santos e Dilson Menezes Barreto, pela eficiência, cuidado, planejamento e com todo o trabalho realizado nestes 17 anos da Instituição”.

Estiverem presentes na Solenidade de Aniversário do SergipePrevidência o Secretário Especial de Governo, Cristiano Barreto; a Superintendente de Recursos Humanos, da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Natália Lessa, representando a Secretária, Lucivanda Nunes; o Comandante da Polícia Militar, Coronel Alexsandro Ribeiro; e o Diretor Administrativo e Financeiro, da Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse), Gildo Xavier Neto.

Trajetória do SergipePrevidência

Quando fundado, em 2006, o SergipePrevidência atendia a mais de 11 mil segurados. Hoje, após 17 anos, são mais de 35 mil.

Inicialmente chamado de IpesPrevidência, o SergipePrevidência era administrado pelo Departamento de Previdência do Instituto de Previdência do Estado de Sergipe, o antigo Ipes. Com a extinção deste setor, o SergipePrevidência adotou este nome, que perdura até os dias atuais, de maneira a garantir a gestão dos benefícios e a atender aos servidores ativos, aposentados, pensionistas e dependentes previdenciários de ontem, de hoje e de amanhã.

Pular para o conteúdo