Técnicos da SEED participam de capacitação sobre aposentadoria

1 de março de 2010 20:17. Atualizado há 14 anos.

O Sergipeprevidência reúne representantes das nove Diretorias Regionais de Educação e da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) para esclarecer dúvidas sobre as aposentadorias do servidor público no curso “Regras de Aposentadorias do Regime de Previdência Social do Estado de Sergipe”. O evento é promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Administração, por meio da Escola de Governo, e com a Rede Qualivida da Secretaria de Estado da Educação. O curso, aberto nesta segunda-feira, 1º de março, acontece no auditório do Centro de Ensino Profissional José Figueiredo e prossegue até terça-feira, 2.

“Nosso objetivo é dar conforto ao servidor público e reduzir o tempo de concessão de aposentadoria”, disse o presidente em exercício do Sergiprevidência, Pedro Vieira. O curso visa também atualizar o servidor que trabalha no RH sobre a legislação previdenciária e sobre o novo Sistema de Gestão do Sergipeprevidência (Sisprev). Ele informou que o curso foi aberto pela SEED por ser a secretaria que concentra a maior demanda por aposentadorias. Pedro Vieira acrescentou que os técnicos de Recursos Humanos de todas as secretarias, autarquias e fundações passarão por esse treinamento em cronograma a ser estabelecido.

O diretor de Recursos Humanos da SEED, Sérgio Andrade, agradeceu a iniciativa do Sergipeprevidência em otimizar as informações para os servidores. “É muito importante que cada DR possa informar ao seu servidor se ele está apto, ou não a se aposentar, de prestar todas as informações relativas a sua aposentadoria, sem que para isso, ele precise vir a Aracaju. A SEED tem hoje cerca de 3 mil servidores na faixa de aposentadoria sedentos de esclarecimentos. É importante que possamos passar essas informações para que o servidor possa se aposentar de forma tranqüila, premiando assim o seu tempo no serviço público”, disse.

O assessor de planejamento do Sergipeprevidência, Ricardo Marinho, é o palestrante desta 2ª-feira. “O curso possibilita uma atualização em legislação previdenciária e conhecimentos sobre o Sisprev. Na 3ª-feira, as aulas serão totalmente práticas”, disse. No último dia do curso, os participantes vão poder colocar em prática os conhecimentos adquiridos no primeiro dia do evento e calcular a aposentadoria de 40 processos encaminhados pela Sead.

Para a professora Fabiana Santos Almeida, técnica da Regional de Educação com sede em Itabaiana  (DRE 3), essa capacitação está sendo muito proveitosa. “Estou esclarecendo muitas dúvidas e ampliando meus conhecimentos. Com certeza isso irá facilitar bastante meu trabalho na prática e garantir ao servidor mais rapidez na hora de solicitar a aposentadoria”, disse.

Opinião semelhante a do professor Walter Moura, técnico da Diretoria Regional de Educação da Grande Aracaju (DRE 8). “Nem sempre as informações eram transmitas com simplicidade, dificultando o trabalho dos técnicos. Essa capacitação irá ampliar nosso entendimento garantido que faça valer com mais agilidade e rapidez o direito do servidor à aposentadoria”, declarou Walter.