Servidores estaduais participam de curso sobre planejamento da aposentadoria

3 de abril de 2024 16:45. Atualizado há 1 meses.

Com o objetivo de preparar os servidores ativos para a etapa do pós aposentadoria, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio Escola de Administração Pública e Gestão Governamental (Esapgese), e em parceria com o SergipePrevidência, iniciou, nesta quarta-feira, 4, o curso de Planejamento para a Aposentadoria. As aulas seguem até 17 de abril e fazem parte das atividades do calendário anual do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA).

Cristina Batista é servidora e gerente do setor de Recursos Humanos do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). Ela conta que o curso vai auxiliá-la na melhoria do seu trabalho diário. “A partir do curso, vamos aprimorar nossos conhecimentos sobre aposentadoria. Algo muito importante, pois, ao longo do tempo, surgem muitas dúvidas por parte dos servidores, e o nosso dever, como integrantes do RH, é orientá-los”, pontua.

Lívia Borges, que atua na Secretaria de Estado da Assistência Social e da Cidadania (Seasic), comenta que também se matriculou no curso com o objetivo de compreender melhor sobre a temática aposentadoria e poder auxiliar aos demais servidores. “Na pasta em que atuo, percebemos uma demanda maior por parte dos servidores efetivos que estão mais próximos da aposentadoria. Então, sentimos a necessidade de entender melhor todo o processo para atender, corretamente, a necessidade desses servidores estaduais”.

À frente da equipe coordenadora da iniciativa, o diretor da Escola de Governo, Wellington Mangueira, ressaltou a parceria entre Sead e SergipePrevidência no acolhimento e treinamento dos servidores. “Nossa proposta é proporcionar a atualização de conhecimento e dialogar com servidores de diversas áreas de atuação e pastas estaduais, de todas as idades e fases profissionais, acerca da nossa preparação para o futuro. É papel da Escola acolher todos aqueles que querem discutir e delinear o seu futuro, traçando novos desafios”.

José Roberto de Lima Andrade, diretor-presidente do SergipePrevidência, explica que o Programa de Preparação para Aposentadoria visa conversar com os servidores sobre a Previdência. “O Programa é mais uma forma de relacionamento com nossos servidores, para conversarmos sobre a Previdência estadual, nossos serviços de concessão de benefícios de aposentadoria e de pensão, e de atividades extra-previdenciárias. Nosso objetivo é, por meio da parceria com a Sead, levar o PPA para os demais órgãos estaduais, através de novos treinamentos, ou de encontros com os servidores de cada pasta. Atenderemos cada demanda de acordo com sua necessidade”, destaca o gestor.

De acordo com o professor e instrutor do Senac/SE, Rafael Santos, o principal objetivo é auxiliar aos servidores a como planejar e saber usufruir de maneira mais consciente e sustentável da sua aposentadoria futura. “Vamos abordar as contribuições necessárias, melhorias e informações previdenciárias, para que, no futuro, eles possam obter a aposentadoria com a melhor remuneração ou o melhor cálculo de benefício”, explica.

“A realização de curso é uma semente, o nascedouro de uma possibilidade, futura, de que eles tenham a visão de que a aposentadoria vai além da finalização de uma etapa profissional. Deve ser algo pensado e planejado, desde a infância, para a obtenção do melhor benefício e garantia da continuidade da qualidade de vida, tanto sua, quanto da sua família”, completa o professor.

Wellington Mangueira | Foto Iran Souza
José Roberto de Lima Andrade | Foto Erick O’Hara
Foto: Odara Evans
Foto: Odara Evans
Foto: Odara Evans
Foto: Iran Souza
Foto: Odara Evans
Pular para o conteúdo