Sergipeprevidência se torna referência nacional em gestão previdenciária com Sisprev

23 de março de 2010 01:41. Atualizado há 14 anos.

“Sergipe quebra paradigmas e aponta um novo norte ao se tornar o primeiro estado brasileiro a conceder, de forma centralizada, os benefícios previdenciários dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário”, afirmou o analista técnico de gestão previdenciária, Rogério Fernandes. Ele e mais três colegas do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) estiveram em Aracaju na última quinta-feira, 18 de março, para conhecer de perto o Sistema de Gestão Previdenciária (Sisprev), adotado pelo Sergipeprevidência.

A visita foi motivada pelo diretor presidente do Iprev, Demétrios Hintz, que ao tomar conhecimento dos avanços alcançados com o Sisprev em Sergipe, pensou na possibilidade da implantação do sistema em Santa Catarina. “Nós estamos coletando o máximo de informações com o Sergipeprevidência, pois queremos conhecer o software do ponto de vista do usuário. Pelo que nos foi apresentado, a concepção do Sisprev é perfeitamente aplicável às nossas necessidades, resguardando-se as peculiaridades do nosso RPPS. Trata-se de um sistema completo e evoluído, que permite uma gestão mais moderna e eficiente”, constatou o diretor de previdência do Iprev, Mário Capela.

Os visitantes tiveram contato com o Sistema desde o momento em que os órgãos começam a instruir o processo até o deferimento da concessão no Sergipeprevidência. Para isso, eles passaram a manhã no Tribunal de Contas do Estado, conhecendo a maneira como os departamentos de Recursos Humanos dos órgãos iniciam e encaminham as solicitações. À tarde, já nas dependências do Sergipeprevidência, eles continuaram acompanhando de perto todo o fluxo do processo até a sua finalização.

Presente à ocasião, o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, destacou a importância do Sisprev na consolidação do Sergipeprevidência enquanto Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe (RPPS/SE). “Ao assumir efetivamente o seu papel constitucional o Sergipeprevidência se torna uma referência nacional em gestão de RPPS. É por este motivo que recebemos os integrantes do Iprev com imensa satisfação, pois se unidades gestoras de outros estados já começam a procurar em Sergipe um modelo a ser seguido é sinal de que estamos no rumo certo”, enfatizou o secretário.

Conquistas

O diretor de previdência da autarquia, Pedro Vieira, disse ter sido um longo caminho até a implementação efetiva do sistema, mas já comemora os frutos da aquisição. “Passamos por um período de implantação e adequação do sistema às regras do RPPS/SE, contudo, hoje não só concedemos, mantemo e pagamos os benefícios previdenciários dos 3 poderes, como tornamos a concessão muito mais ágil e eficiente. Conseguimos reduzir consideravelmente o prazo de aposentação”, afirma.

Ele conta ainda que o Sisprev é responsável por proporcionar muitos outros benefícios aos usuários. “O Sistema permite, por exemplo, que o segurado consiga simular a sua aposentadoria de casa e que os aposentados e pensionistas tenham acesso facilitado aos contracheques, fichas financeiras e comprovantes de rendimentos, através do Portal do Segurado”, completa.

Pular para o conteúdo