SergipePrevidência comemora 18 anos

20 de março de 2024 21:10. Atualizado há 2 meses.

O governador Fábio Mitidieri compareceu nesta quarta-feira, 20, à solenidade de comemoração aos 18 anos do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe — SergipePrevidência. Fundada em 2006, a instituição atende, hoje, mais de 35 mil aposentados e pensionistas.

Também na oportunidade, foi anunciado que Sergipe concorre para sediar a 12ª edição do Congresso Brasileiro de Conselheiros de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Realizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), o evento ocorrerá em novembro.

Durante a solenidade, o governador Fábio Mitidieri salientou a importância do SergipePrevidência para o conjunto dos servidores do estado. “Parabenizamos a equipe do SergipePrevidência, que vem garantindo aos nossos pensionistas e aposentados que eles terão não só seu pagamento, mas também cuidados humanos a partir dos programas. Fico muito feliz, porque chegamos a essa maioridade com um instituto saudável, saneado, que é dos mais premiados do Brasil”, ressaltou.

O diretor-presidente do SergipePrevidência, José Roberto de Lima Andrade, destacou o histórico de serviços prestados pela entidade à população sergipana. “Estamos comemorando 18 anos, mas já temos 143 anos de previdência no estado. Somos o segundo instituto público de previdência do país. Quero agradecer em nome de todos os colaboradores pela confiança que o governador vem depositando em nossa gestão. Nos sentimos parceiros e participantes dessa estrutura. Nossa busca é para que estejamos sempre nos aprimorando”, enfatizou.

Histórico

A Previdência Pública de Sergipe completa 143 anos em 2024, sendo mais antiga do que a Previdência Pública do Brasil, que completou 101 anos. Sergipe é uma das primeiras províncias do país a oferecer serviços previdenciários, com a criação do Montepio dos Funcionários Públicos do Estado de Sergipe, em 1881. Nacionalmente, a oferta desses serviços remete ao ano de 1884.

Criado pela Lei nº 1.091 de 16 de dezembro de 1961, o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado era originário do antigo Montepio. O órgão funcionou até 2006, quando foi desvinculado da Instituição dos Serviços de Promoção e de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado – atual Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde). Dois anos depois, em 2008, passou a se chamar SergipePrevidência.

Referência

O SergipePrevidência é referência nacional na gestão de concessões de benefícios de aposentadoria e pensão por oferecer, também, atividades extra-previdenciárias. Exemplos são os programas ‘Preparação para Aposentadoria’ e o ‘Melhor Idade’, esse último que transforma a instituição em centro de convivência multidisciplinar com atividades de lazer, educação, cultura e socialização.

Por sua atuação, o SergipePrevidência já foi reconhecido com diversas premiações e títulos. Alguns destaques são a certificação de nível 3 do Pró-Gestão, o 5º Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária e o 1º Prêmio Destaque Brasil de Governança Previdenciária, entre outras homenagens.

*Agência Sergipe de Notícias

Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
Pular para o conteúdo