Sergipe cresce para B no Índice de Situação Previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social do Governo Federal
Sergipe se destacou no resultado preliminar do Indicador de Situação Previdenciária (ISP) dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos estados e municípios, com nota B neste ano de 2022. O resultado é fruto dos esforços realizados pelo governo do Estado, nos últimos anos, para garantir uma gestão mais eficiente e a modernização do sistema previdenciário dos servidores estaduais.
O estado já esteve no indicador D, em 2020, subindo para o C em 2021, o que representa uma crescente na evolução do segmento do estado. Dentre os 27 estados, apenas 4 são A; 6 são B e os demais são conceitos C e D.
“O Indicador de Situação Previdenciária corresponde ao rating (classificação) dos Regimes Próprios de Previdência. Isso demonstra as evoluções nos aspectos de Gestão e Financeira do RPPS do Estado de Sergipe”, explica o diretor do SergipePrevidência, José Roberto de Lima Andrade.
O ranking é feito pela Secretaria de Previdência (SPrev), vinculada ao Ministério da Economia do Governo Federal. O ISP tem como objetivo aferir a qualidade da gestão dos regimes próprios de previdência, baseando-se em indicadores como gestão e transparência, situação financeira e atuarial, atribuindo a eles notas A B, C e D.
Pró-Gestão
Além disso, de acordo com a análise do ISP, somente dois Estados brasileiros possuem o ISP B e a Certificação Nacional do Pró-Gestão Nível 3: Sergipe e Mato Grosso do Sul.
Em relação ao Pró-Gestão Nível 3, o diretor do SergipePrevidência explica que o estado conquistou esse indicador em novembro de 2021. “O SergipePrevidência, naquele momento, era o segundo RPPS estadual do país a obter o Nível 3, e o quarto nacional a alcançar tal conquista”, complementa.
O Pró-Gestão visa avaliar a capacidade de gestão e de modernização de sistemas previdenciários em todo o país, por meio da utilização de boas práticas de administração de recursos, e da gerência geral das instituições e sistemas previdenciários.
*Agência Sergipe de Notícias