Seguradas da rede estadual participam de roda de conversa sobre combate da violência contra a mulher

24 de novembro de 2023 10:18. Atualizado há 6 meses.

Através do Programa Melhor Idade, aposentadas e pensionistas da rede estadual vivenciaram uma roda de conversa temática do projeto de Terapia em Grupo, o TerapiaPrev,  sobre enfrentamento à violência contra a mulher e as políticas de proteção. A ação visou proporcionar análises, e reflexões sobre os desafios e avanços neste cenário em alusão aos Dias Estadual e Internacional de Combate e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, celebrados nos dias 22 e 25 de novembro, respectivamente.  

Wilma Rocha, professora aposentada da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), comentou como a terapia em grupo, ao abordar temas do cotidiano, traz reflexões sobre saúde física e mental, e de socialização. “Na terapia, ouvimos relatos de mulheres que foram ou são vítimas desse tipo de violência e, a partir do debate, passamos a refletir sobre como identificar e evitar que essa realidade faça parte da nossa vida”, contou.

Psicóloga do TerapiaPrev, Ilana Ferreira explicou como a roda de conversa e o acompanhamento psicológicos contribuem para os momentos de interação, integração, sociabilização e de bem estar de cada participante. “A ação do combate à violência contra a mulher buscou discutir, através de roda de conversa, de maneira leve e acolhedora, acerca dos principais sinais que demonstram uma relação abusiva, com o intuito de oportunizar a prevenção e promoção da nossa saúde mental e física”, esclareceu.

Wilma Rocha, aposentada
Ilana Ferreira, psicóloga
Pular para o conteúdo