Após alcançar metade da carga horária prevista para o Curso de Gestão Previdenciária, promovido pelo Sergipeprevidência, a avaliação dos participantes envolvidos tem sido bastante positiva. Com início no dia 13 de agosto, o Curso chega ao sexto módulo reunindo gestores e técnicos governamentais atuantes no Regime Próprio de Previdência Social do Estado (RPPS/SE). O objetivo é contribuir com a atualização desses profissionais com vistas a oferecer um serviço de excelência aos segurados, minimizando indícios de retrabalho e aumentando a produtividade.
Para além do conteúdo prático, o curso também proporciona momentos de reflexão engatilhados por um rico arcabouço de conteúdo teórico. Isso tem sido uma das coisas mais interessantes do curso. O diálogo entre a teoria e a prática enriquece o debate e nos traz novas perspectivas de atuação. Previdência não é algo simples, mas precisa ser pensada de maneira crítica e estratégica, afirma a conselheira do Conselho Estadual de Previdência Social (CEPS), Patrícia Sobral.
Ainda segundo ela, o curso tem proporcionado uma visão mais ampla do que é Gestão Previdenciária, além de oferecer subsídios que permitem fazer uma avaliação crítica do trabalho desenvolvido pelo RPPS em Sergipe. O curso contribui para nosso aprimoramento profissional não apenas por nos transmitir conhecimentos, mas por nos transformar em disseminadores dessa consciência previdenciária: Equilíbrio entre o que se arrecada e os benefícios distribuídos, destaca.
O diretor-presidente do Sergipeprevidência, Amito Filho, reafirma que a qualificação profissional é uma das bandeiras levantadas pela autarquia. É importante que os profissionais atuantes na área tenham uma visão geral do sistema. É imprescindível conhecer a legislação vigente, os processos e os procedimentos previdenciários. Isso auxilia na tomada de decisões e melhora sensivelmente a qualidade dos serviços prestados. No fim das contas quem mais se beneficiará com esta ação será o próprio segurado, que terá à disposição um serviço de excelência, conclui.
Módulos
Dividido em dez módulos, com uma carga horária total de 184h, e ministrado pela Escola de Formação Previdenciária (EFP Conhecimento), o curso combina vivência, didática e experimentação, dinamizando o acesso ao conhecimento e possibilitando aos participantes uma visão crítica frente às questões previdenciárias. Esperamos contribuir para a formação de uma nova geração de gestores, aptos a empreender em defesa do RPPS, provendo tranqüilidade e maior segurança aos servidores e às autoridades públicas, explica o professor Edevaldo Fernandes, sócio da EFP Conhecimento.
A iniciativa faz parte da Política de Capacitação de Servidores do Sergipeprevidência, estabelecida pela Portaria nº 400/08, e está qualificando gratuitamente 40 profissionais de 10 instituições diferentes, a exemplo da Procuradoria Geral do Estado, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público e Assembléia Legislativa.
O quinto módulo, de Gestão, Estrutura e Funcionamento dos RPPSs aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro. Já nos dias 24 e 25 de setembro será a vez do módulo de Compensação Previdenciária no RPPS, que vai procurar desenvolver a cultura do sistema Comprev, apresentando os procedimentos operacionais, a relação com os agentes envolvidos no processo, além dos recursos tecnológicos necessários para o seu adequado funcionamento.