Prova de Vida via aplicativo facilita vida de aposentados e pensionistas do Governo do Estado

23 de fevereiro de 2022 08:54. Atualizado há 2 anos.

SergipePrevidência vem buscando dinamizar práticas em prol do acolhimento de seus beneficiários

Visando trazer mais conforto e comodidade aos seus beneficiários, o SergipePrevidência proporciona a possibilidade de realização da Prova de Vida, por meio de um aplicativo para smartphone. Trata-se do “Meu RPPS”, através do qual aposentados e pensionistas do Governo do Estado podem realizar o procedimento de onde estiverem, sem precisar se deslocar.

Iranildes Gois

É o caso da professora aposentada Iranildes Gois, de 58 anos, que fez a Prova de Vida em fevereiro, mês de seu nascimento. Sem precisar sair de casa para realizar o recadastramento de seus dados, Iranildes, que já conviveu com grandes adversidades cotidianas, teve, ao menos, uma de suas preocupações poupadas.

Em 2016, a aposentada foi diagnosticada com um câncer de mama. Desde então, sua rotina mudou. Foram 28 sessões de radioterapia, quimioterapias, além de procedimentos de mastectomia total, bilateral e reconstrução das mamas. Em novembro de 2017, o tratamento foi finalizado e Iranildes foi curada. A professora conta que, durante o processo, obteve forças nos seus dois filhos para seguir em frente e ir até o final.

“Acredito que meus filhos sofreram mais do que eu. Afinal, o tratamento não é fácil, é muito doloroso. A força que encontrei para passar por toda a bateria de exames e quimioterapias vinha deles. Meus dois anjos. Comecei o tratamento em 26 de outubro de 2016 e, desde então, comemoro essa data como se fosse um renascimento. Eu renasço em todos os outubros”, relembra Iranildes.

Histórias como a de Iranildes se repetem entre os milhares de aposentados e pensionistas do Governo do Estado, entre os mais de 35 mil segurados. Pensando nisso, o SergipePrevidência vem buscando simplificar, dinamizar e diversificar suas práticas, focando no acolhimento aos beneficiários e trabalhando para transformar a estrutura do órgão em um Centro de Convivência Multidisciplinar.

“A Prova de Vida via aplicativo é uma das ações que temos desenvolvido para facilitar o dia a dia de quem utiliza nossos serviços. Temos buscado digitalizar e personalizar cada ação, como forma de reconhecer e recompensar àqueles que tanto trabalharam e se empenharam na construção histórica do nosso Estado”, destaca o diretor-presidente do SergipePrevidência, José Roberto de Lima Andrade.

Para Iranildes, os reflexos deste empenho são notáveis. “Foi muito mais prático e cômodo fazer a Prova de Vida pelo aplicativo. Fiz o procedimento sozinha, não precisei entrar em contato com outras pessoas para levar a documentação. Achei os processos bem fáceis, tanto o de baixar o Meu RPPS, como o de fazer a Prova de Vida. Só tirei foto do documento e enviei. Também tirei a minha foto [do rosto] na hora em que o aplicativo pediu. Mais uma vez, a tecnologia está sendo usada a serviço do bem”, afirma a professora aposentada.

Prova de Vida

Direcionado para aposentados e pensionistas da rede estadual, o procedimento administrativo é obrigatório e deve ser feito no mês de aniversário do beneficiário, a cada ano, pelo aplicativo ou em qualquer agência Banese. Em qualquer outro mês, diferente do aniversário, a orientação é de que o beneficiário vá até a sede do órgão, presencialmente, para resolver a pendência. O SergipePrevidência fica na Praça General Valadão, 32, Centro – Aracaju/SE, e funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h.

A finalidade da Prova de Vida é atualizar os dados cadastrais dos beneficiários, além de evitar pagamentos indevidos de benefícios e outros tipos de fraudes. Caso não realize a Prova de Vida, o benefício sofrerá bloqueio no mês subsequente.

O passo-a-passo de como baixar o aplicativo Meu RPPS pode ser conferido na aba Prova de Vida, deste site, e no Instagram @seprevidencia.

Pular para o conteúdo