O que é Censo Previdenciário?
O Censo Previdenciário é o procedimento de atualização de dados cadastrais, funcionais e financeiros dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do SERGIPEPREVIDÊNCIA, que visa garantir solvência, equilíbrio financeiro e atuarial, transparência, boa gestão, agilidade e principalmente segurança na concessão e manutenção do benefício previdenciário.
O Censo Previdenciário irá:
- realizar a atualização ou correção de dados cadastrais, funcionais e financeiras, dos servidores ativos, aposentados e pensionistas no Sistema de Gestão Previdenciária;
- coletar impressão digital e foto do servidor ativo, aposentado e pensionista do SERGIPEPREVIDÊNCIA;
- verificar dados de servidores ativos, aposentados e pensionistas do SERGIPEPREVIDÊNCIA, compatibilizando-os junto à base de dados da Receita Federal do Brasil, no Cadastro de Pessoa Física – CPF (nome, data de nascimento e CPF), condição necessária para implantação do eSocial;
- em alguns casos atualizar e corrigir dados cadastrais referentes ao instituidor de pensão (do servidor falecido cujo óbito tenha gerado pensão); e
- realizar a digitalização de documentos.
Quem deve fazer o Censo Previdenciário?
A partir de 21 de outubro de 2019 a 31 de março de 2020, todos os servidores públicos estaduais ativos, aposentados e pensionistas do SERGIPEPREVIDÊNCIA deverão comparecer, em dia e horário previamente agendados, a um polo de atendimento e realizar o Censo Previdenciário 2019.
A convocação é feita por meio de publicação de decreto no Diário Oficial do Estado e no site do SERGIPEPREVIDÊNCIA no endereço www.sergipeprevidencia.se.gov.br/censo
Não realizei o Censo Previdenciário 2019 no período da convocação, terei meu benefício bloqueado?
A contar do primeiro dia útil após o fim do período de convocação, o servidor aposentado e pensionista que não compareceu ao Censo Previdenciário, terá seu benefício bloqueado no mês subsequente ao período legal da convocação.
Quais documentos serão necessários para realizar o Censo Previdenciário?
Acesse aqui para ver a relação de documentos.
O SERGIPEPREVIDÊNCIA ficará com algum documento original ou cópias dos documentos?
Não. O SERGIPEPREVIDÊNCIA fará a digitalização de todos os documentos apresentados e por isso a documentação original apresentada deve estar legível.
Como será feita a coleta de impressão digital e registro fotográfico?
A coleta biométrica da impressão digital e o registro fotográfico do servidor ativo, aposentado e do pensionista do SERGIPEPREVIDÊNCIA serão feitos durante a realização do Censo Previdenciário 2019.
O servidor ativo, aposentado ou pensionista que possua moléstia grave e tenha impossibilidade de locomoção ou esteja em internamento hospitalar será obrigado a comparecer?
Não. O servidor ativo, aposentado ou pensionista do SERGIPEPREVIDÊNCIA que não puder comparecer no dia e horário agendados, por motivo de moléstia grave, impossibilidade de locomoção ou internamento hospitalar deve requerer a realização de Visita Domiciliar/Hospitalar até a data do seu agendamento, por meio de Agendamento Eletrônico para Atendimento Especial, e anexar a documentação médica no formulário eletrônico ou apresentar a documentação na Praça General Valadão, nº 32, Centro, Aracaju, SE, das 07h às 13h.
No ato da realização de visita domiciliar ou hospitalar a equipe de recenseadores, devidamente identificada, realizará: confirmação de dados cadastrais por meio do preenchimento do Formulário de Atualização Cadastral; verificação de inconsistência junto às bases de dados; digitalização dos documentos obrigatórios para realização do Censo Previdenciário 2019; e, orientações sobre a necessidade de adequação dos dados cadastrais junto ao Sistema de Gestão Previdenciária.
Sou servidor ativo, como faço para obter meu extrato previdenciário (CNIS) e espelho PIS/PASEP?
Para conseguir o extrato previdenciário existem 04 formas:
- Poderá ser solicitado junto à agência do INSS; ou
- Solicitar no autoatendimento do Banco do Brasil (para quem tem conta nesse banco); ou
- Solicitar pelo Internet Banking da Caixa Econômica (para quem tem conta nesse banco); ou
- Solicitar pelo site: https://meu.inss.gov.br.
O que o servidor ativo, aposentado ou pensionista com residência fora do Estado de Sergipe, ou que esteja fora da região por motivo de viagem ou ausência temporária na data da convocação, deve fazer?
O servidor ativo, aposentado ou pensionista que em razão de ausência temporária ou residência em outro estado ou país, deverá encaminhar correspondência por meio de Aviso de Recebimento (AR), para o SERGIPEPREVIDÊNCIA, no endereço Praça General Valadão, nº 32, Bairro Centro, Aracaju, Sergipe, CEP 49010–520, até a data da sua convocação para o comparecimento:
- cópia autenticada dos documentos obrigatórios para realização do Censo Previdenciário 2019; e,
- Formulário de Atualização Cadastral (Censo Previdenciário) devidamente preenchido com assinatura reconhecida por verdadeira em cartório;
- 1 foto 3×4 datada e atualizada.
Nestes casos, solicitamos informar o máximo de informações para contato como, por exemplo, e-mails, telefones, contatos de redes sociais ou softwares de envio de mensagens (WhatsApp, Telegram, Viber, dentre outros).
O envio da documentação via correspondência não efetiva a realização do Censo Previdenciário, considerando as prerrogativas de adequações cadastrais. Desta forma, os servidores ativos, aposentados e pensionistas que possuírem divergências cadastrais serão informados sobre a necessidade de adequação via e-mail, telefone e/ou correspondência
O que acontece com quem não fizer o Censo Previdenciário?
Além do bloqueio do pagamento do salário/benefício, a ausência do servidor aposentado ou pensionista após 06(seis) meses do prazo do cronograma, determinado no §1º do art. 1º do Decreto nº 40.456, o servidor que não comparecer ao Censo Previdenciário, terá após publicação em Diário Oficial, seu pagamento de remuneração, proventos ou pensão cancelados, observando o direito da ampla defesa e do contraditório.
O que é a auditoria do censo?
Após a realização dos atendimentos do censo, nossa equipe de auditoria analisa e avalia de forma minuciosa todos os cadastros concluídos. De forma a garantir a qualidade das informações e obediência às exigências publicadas em decreto pelo Governo do Estado de Sergipe, a equipe de auditoria entrará em contato com todos os servidores e segurados que tiverem alguma inconsistência no que se refere aos documentos apresentados ou informações preenchidas no cadastro durante o atendimento do censo.
A equipe de auditoria atua no período de 7h às 17h, de segunda a sexta-feira e entrará em contato com os servidores e segurados sempre através dos seguintes canais:
Telefone: (79) 3142-1877 ou (79) 3142-1870
WhatsApp: (79) 99653-6977
E-mail: censosergipe.auditoria@gmail.com
Como atestar que estou sendo contatado pela equipe de auditoria do censo?
Basta pedir para que nossa equipe de auditoria confirme os dados do seu número de protocolo de realização do censo. Esse dado é único e gerado especificamente para cada atendimento.