O evento teve por objetivo esclarecer a nova Portaria 019 de 23 de fevereiro de 2011, que dispõe sobre a documentação necessária para o processo de aposentadoria. Além disso, houve uma orientação sobre o Sistema de Gestão Previdenciário (Sisprev), um software que proporciona o gerenciamento do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Sergipe (RPPS/SE).
Na primeira parte da palestra, o presidente Amito Brito explicou em detalhes as mudanças no processo de concessão de benefício previdenciário. A concessão deverá acontecer em até 30 dias depois do recebimento do processo aqui no Sergipeprevidência. Para isso, estamos nos reunindo com os RHs dos órgãos e secretarias do Estado a fim de concretizar ações que agilizem o processo. Queremos oferecer ao servidor que está para se aposentar um serviço que nós mesmos gostaríamos de receber, disse ele.
O diretor Pedro Vieira iniciou sua apresentação mostrando a importância do planejamento previdenciário. Geralmente, as pessoas só se preocupam com aposentadoria quando estão para se aposentar. É interessante que os profissionais em RHs do Estado aprofundem seus conhecimentos sobre previdência para orientar o servidor a tomar uma decisão favorável para ele,
Outro tema abordado foi a gama de serviços oferecidos pelo Portal do Segurado, sistema desenvolvido para facilitar o atendimento ao servidor ativo, inativo e pensionista. Segundo Pedro, a tendência é encurtar cada vez mais o tempo de concessão do benefício. Estamos diminuindo gradativamente o tempo do fluxo de trabalho. Hoje o prazo é de até um mês, mas nossa meta é conseguir fazer a mesma tarefa em 12 minutos.
Para a servidora Armeli Mota, da Fundação Hospitalar de Saúde, a reunião foi proveitosa. Creio que essa mudança da portaria vai facilitar nosso trabalho. Mas, é só na prática que vamos saber, disse.
Opinião semelhante teve Dayse Lima, da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL). A palestra foi esclarecedora. Trabalhar com processo de aposentadoria exige bastante da gente, e conto com a ajuda do pessoal do Sergipeprevidência para resolver questões desse tipo, comentou ela.
Na visão do servidor Geraldo da Costa, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o instituto deveria promover mais palestras e cursos sobre o tema. Usuário do Siprev, ele comentou o desempenho do sistema. Para mim, o Sisprev ajuda no nosso trabalho e está melhorando cada vez mais.
Aposentadoria na SEED
No dia 23 de fevereiro, quarta-feira, houve o primeiro esclarecimento sobre a portaria aos representantes de RH de todas as Diretorias Regionais de Educação (DRE) da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Por acumular a grande maioria dos pedidos de aposentadoria do Estado, os profissionais das DRE tiveram oportunidade de tirar dúvidas sobre as novas regras do processo durante uma tarde inteira com a diretoria do Sergipeprevidência. Além disso, o instituto se propôs a ajudar a secretaria a concluir os pedidos pendentes a fim de agilizar o trabalho de concessão do benefício.