Educação previdenciária e financeira é tema de conversa com novos contadores da rede estadual

22 de maio de 2024 12:31. Atualizado há 26 dias.

Desejar as boas-vindas e fazer o primeiro contato de relacionamento. Foi essa proposta do bate papo entre o SergipePrevidência e os 54 novos servidores de contabilidade do Estado, durante a solenidade de recepção e integração. Ocorrido nesta quarta, 22, na Secretaria de Estado da Administração (Sead), pasta à qual a Previdência é vinculada, o objetivo do encontro foi conversar sobre Previdência Social, educação previdenciária e financeira, funcionamento dos serviços de concessões de aposentadoria e pensão, e das atividades extra-previdenciárias.

Leonardo Freitas é contador e conta como a explanação sobre Previdência contribuiu para seu entendimento. “Costumamos pensar em Previdência como algo futuro, distante. A palestra mostrou que ela está em nosso dia-a-dia, que é importante pensar nela hoje, desde já, para termos um futuro e com mais tranquilidade. Ela serviu para termos um norte das novas e diversas possibilidades do mundo previdenciário. Agora, é me dedicar ao serviço público e aproveitar o máximo de oportunidades oferecidas por ele”, afirma.

O Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do SergipePrevidência, Lucas Pedrosa, comenta que o Programa de Educação Previdenciária e Financeira foi lançado este ano. “Além da Sead, já levamos o Programa para os novos servidores do Tribunal de Justiça. Iniciamos o alinhamento também com o Tribunal de Contas e Ministério Público estadual. O objetivo é levar aos servidores públicos estaduais informações que fundamentem suas ações e decisões previdenciárias e financeiras, para garantir uma melhor gestão da sua renda e patrimônio futuros”, pontua.

De acordo com o coordenador de concursos da Sead, Sidney Rocha, esse primeiro momento com os novos contadores é de recepção e integração. “Para explicar sobre as diretrizes do Governo do Estado e da Secretaria de Administração. Nossa proposta é dar continuidade a esse acolhimento, agora, por meio de cursos que visam aprofundar o entendimento sobre a estrutura da rede estadual, e as responsabilidades, deveres e direitos do Estado e do servidor”, conclui.

Leonardo Freitas, contador
Lucas Pedrosa | Foto: Iran Souza/Sead

Sidney Rocha
Pular para o conteúdo