Com o objetivo de contribuir com a atualização profissional de servidores estaduais envolvidos em atividades e processos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), o Sergipeprevidência está promovendo desde o dia 13 de agosto, no Celi Praia Hotel, um Curso de Extensão em Gestão Previdenciária. Inicialmente previsto para acontecer em 10 módulos, com uma carga horária total de 184 horas, o Curso chega ao 3º módulo com bastante êxito entre os participantes.
O sucesso da iniciativa pode ser comprovado a partir da análise dos indicativos de satisfação pesquisados entre os alunos após o término de cada módulo. Sempre que encerramos a discussão de um tema, distribuímos fichas de avaliação para todos os participantes com o objetivo de mensurar o grau de satisfação com o curso. O resultado tem sido surpreendente. Em uma escala de 0 a 10, a média tem girado acima dos 9 pontos, demonstrando que os alunos se sentem muito satisfeitos com a iniciativa, aponta o sócio da Escola de Formação Previdenciária (EFP Conhecimento), professor Edevaldo Fernandes.
O diretor presidente do Sergipeprevidência, Amito Brito Filho, destaca que área de previdência do servidor público tem passado por diversas modificações nos últimos anos. Daí a necessidade de se criar mecanismos que façam frente aos novos desafios que se impõem. Entendemos que uma das alternativas é justamente investir em recursos humanos, afirma.
Além de 24 servidores lotados no Sergipeprevidência, o curso contempla ainda, gratuitamente, outros 16 servidores de 9 instituições diferentes, a exemplo da Procuradoria Geral do Estado, Tribunal de Contas, Ministério Público e Assembléia Legislativa.
Para a procuradora Tatiana Passos Arruda, o curso é uma oportunidade de conhecer outros aspectos do RPPS que sua formação acadêmica em direito não permitiu. O mais relevante foi conseguir reunir em torno de quarenta pessoas interessadas em conhecer mais sua própria previdência, como melhor administrá-la, qual a importância de se ter um regime equilibrado e com dados reais de seus beneficiários. Está de parabéns o Sergipeprevidência pela iniciativa e pelo exemplo de qualificação em massa de seus próprios servidores, congratula.
Segundo o gestor governamental e um dos coordenadores do curso, Ricardo Marinho, a previdência só tem a ganhar com a capacitação de profissionais. É imprescindível qualificar nosso capital humano, sejam aqueles que atuam estrategicamente ou os que estão na linha de frente dos processos previdenciários. É preciso manter os servidores atualizados para que haja qualidade nas informações e nos serviços prestados, acrescenta.
Teoria e prática
Dividido em dez módulos e ministrado pela EFP Conhecimento, o curso combina vivência, didática e experimentação, dinamizando o acesso ao conhecimento e possibilitando aos participantes uma visão crítica frente às questões previdenciárias. Esperamos contribuir para a formação de uma nova geração de gestores, aptos a empreender em defesa do RPPS, provendo tranqüilidade e maior segurança aos servidores e às autoridades públicas, explica Edevaldo Fernandes.
Até o momento já foram ministrados os seguintes módulos: Introdução e Modelagem de Planos Previdenciários; Legislação Previdenciária Aplicada aos RPPS’s; e por fim, Finanças e Investimentos Previdenciários. O conteúdo do último módulo, por exemplo, superou as expectativas até mesmo de quem já está acostumado a lidar com mercado financeiro, como é o caso do gerente de investimentos do Sergipeprevidência, José Carlos Nascimento.
Para ele, o curso tem servido de nova fonte de conhecimento específico sobre o RPPS. Por ser um tema relativamente restrito e novo, este treinamento vem preencher uma lacuna de conhecimentos específicos necessários ao bom desempenho das nossas atividades funcionais. Com relação à minha área propriamente dita o ganho foi imenso, uma vez que tive a oportunidade de absorver novos conhecimentos que podem ser colocados em prática de imediato, avalia.
O 4º módulo, de Concessão e Práticas de Perícia Médica, será ministrado nos dias 10 e 11 de setembro.