Dezembro é o último mês para os aposentados e pensionistas do Estado atualizarem seus dados no Censo Previdenciário. Até o momento, dos mais de 19 mil segurados que deveriam participar do recadastramento, cerca de 17 mil já compareceram, o que representa aproximadamente 90% de presença.
Os dados da coordenação do censo apontam também que 544 benefícios estão bloqueados. Para estes, ainda há tempo de comparecer a um dos postos de atendimento e regularizara a situação. Por outro lado, os últimos relatórios mostram que 191 pensões e aposentadorias já foram definitivamente canceladas. O cancelamento desses benefícios representa a economia, até o momento, de mais de R$ 1,2 milhões para o regime de previdência dos servidores do Estado.
Desde o início do ano o Sergipeprevidência realiza o recadastramento com o objetivo de atualizar a base cadastral desses segurados. Como conseqüência, a ação irá possibilitar maior agilidade na concessão de benefícios, melhor comunicação com o beneficiário e exatidão na elaboração do cálculo atuarial do regime próprio de previdência. Embora não tenha sido nosso objetivo, se as projeções forem confirmadas, no final dessa ação a previdência estadual terá economizado mais de R$ 2,5 milhões, acrescentou Amito Brito, diretor-presidente da autarquia.
Postos de atendimento
Os inativos devem procurar a Secretaria de Estado da Administração (Sead) ou o Ceac do Shopping Riomar e os pensionistas, o Sergipeprevidência. Para melhor atender à demanda, um horário especial foi colocado à disposição dos beneficiários. Na Sead e no Sergipeprevidência, o atendimento é das 7h30min às 17h e no Ceac do Shopping Riomar das 7h15 às 17h45min.
Como procurações não são aceitas, a atualização dos dados precisa ser feita pessoalmente pelo segurado. Mas para aqueles que por problemas de saúde não puderem se deslocar, basta solicitar a visita domiciliar de um técnico. Os inativos devem ligar para 3226-2205 e os pensionistas para 3213-7654.