Aposentados e pensionistas da rede estadual protagonizam no 1º Encontro de Bem-Estar

30 de setembro de 2023 14:18. Atualizado há 8 meses.

Música, caminhada, movimentos, serviços, informações, leveza, animação e sorrisos. Foi assim o 1º Encontro de Bem-Estar dos aposentados e pensionistas da rede estadual, ocorrido no sábado, dia 30, com a proposta de promover esporte, lazer e diversão, com atividades, saúde e informações. Proposto pelos próprios segurados, o Encontro é um projeto do Programa Melhor Idade, desenvolvido pelo SergipePrevidência.

Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Zezinho Sobral, a iniciativa representou um novo momento de confraternização entre os segurados e o Governo do Estado.

“Quando a gente se aposenta, mudamos nosso ritmo de vida, de maneira especial, o profissional e precisamos de outras atividades para ocupar nossa mente e corpo. Por exemplo, voltar a praticar alguma atividade que gostávamos de fazer, quando estávamos na ativa profissional, ou mesmo intensificar essa prática. Nessas ações do Programa Melhor Idade, a gente tem a oportunidade de encontrar vários amigos da turma, com quem a gente já trabalhou, outros que se reencontram. É um momento importante, social, lúdico e feliz, de cuidado da saúde da mente e do corpo”, pontuou Zezinho.

A proposta inicial deste evento surgiu como uma caminhada, a pedido de uma segurada nossa, que é aluna do nosso Programa Melhor Idade, segundo o diretor-presidente do SergipePrevidência, José Roberto de Lima Andrade.

“Com a sugestão da segurada, e à medida que fomos conversando com nossos parceiros, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer [Seel], Ipesaúde, Corretora Banese, Universidade Tiradentes [Unit] e Agenda Assessoria, as ideias de serviços e atividades ofertadas foram sendo ampliadas. Daí, de caminhada se tornou um Encontro, algo maior, um acontecimento… feliz. Nossos parabéns e muito obrigado aos nossos segurados e a cada participante, e aos nossos parceiros na organização do evento”, destacou José Roberto.

Parceira na realização do Encontro, a Secretária de Seel, Mariana Dantas, comentou sobre a mudança na forma e intensidade de relacionamento do Previdência com seus segurados, e a integração com a Seel, em busca de levar mais esporte, lazer e movimento.

“O Encontro comprova a importância da atividade física e do Bem-Estar, e de como o SergipePrevidência tem cuidado dos aposentados e pensionistas, que tanto contribuíram para os serviços e sociedade estadual. O evento é uma das formas do Governo do Estado retribuir, com a proposta de agradecer e valorizar a dedicação, empenho e investimento dos segurados”, afirma a secretária.

Para a secretária de Estado da Administração (Sead), Lucivanda Nunes, essas ações maiores e em conjunto, com várias pastas do Governo do Estado, proporcionam a multiplicidade da oferta de ações e atividades para o acolhimento e atendimento de um público de milhares de pessoas.

“Como é o caso do SergipePrevidência, que tem cadastrado uma média de 35 mil aposentados e pensionistas. A grandiosidade e especialidade de iniciativas como essa, do Encontro de Bem-Estar, são essenciais para a interação e sociabilização entre os segurados e o Governo do Estado, através do SergipePrevidência e de parcerias, por cuidar, reunir, acolher, e movimentar o corpo e ocupar a mente dessas pessoas e nosso também, proporcionando mais saúde e bem estar para todos nós”, parabeniza Lucivanda.

Estiveram presentes o secretário de Estado da Casa Civil (Secc), Jorge Araújo Filho; o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luís Roberto Dantas; o superintendente da Corretora Banese, Walter Matos Dias, e o diretor de operações, Ételas Silvestre; o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Alexsandro Ribeiro; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Fábio Cardoso; o superintende Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Telles; o diretor-presidente da Emsurb, Bruno Moraes; a assessora da Diretoria de Promoção à Saúde do Ipesaúde, Roberta Barbosa; e a coordenadora de área dos cursos da Saúde na Unit, Juliana Mendonça.

Segurados

Professor aposentado há 11 anos, seu Gilberto Correia de Souza aproveitou o Encontro de Bem-Estar para cuidar da saúde, e para aproveitar o momento de lazer e diversão, ao lado da esposa. “Sou acostumado a correr, mas minha esposa não e eu trouxe ela. Ela me acompanhou na caminhada e aproveitou para verificar se a saúde tá em dia, e está. O evento foi muito bom e bem organizado, parabéns! Vamos esperar pela próxima edição”, contou.

Esposa de seu Gilberto, dona Valdeci Santana é dependente previdenciária dele. Ela o acompanhou na caminhada e aproveitou para cuidar da saúde no atendimento dos serviços disponibilizados durante o Encontro. “Fui bem recebida por todas as equipes da organização. Pessoas simples, receptivas, acolhedoras, comprometidas com a gente, com o bem-estar do servidor. Durante todo o evento, presenciei todos eles nos recebendo e nos atendendo com o sorriso no rosto”, disse.

A pensionista Mariza Mendes afirmou ter aproveitado todas as atividades e serviços do Encontro, do início ao fim. “Até minha filha falou ‘mãe, se está te fazendo bem, fique até o final e se divirta’. Foi maravilhoso, muito bem organizado, atividades variadas, pra todo mundo e todos os gostos. A organização está de parabéns. Já estou no aguardo do próximo evento”, agradeceu.

Serviços

Em relação às ações e serviços, o 1º Encontro de Bem-Estar disponibilizou o estande da Corretora Banese (com massagem e oferta de aperitivos (água mineral, água de coco e salada de frutas), e o estande do Ipesaúde (orientações nutricionais, medida de índice de massa corporal [IMC], de glicemia e de pressão arterial). A Unit proporcionou equipes de profissionais e estudantes para: realização de serviços de saúde e de palestras, aulas de alongamento e de dança, e animação para o percurso da caminhada e durante todo o evento.

No total, foram contabilizadas a média de 500 atendimentos da Corretora Banese; 500, do Ipesaúde; e, 800, da Unit.

Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
José Roberto l Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
Foto: Jorge Henrique
José Roberto e Mariana Dantas l Foto: Jorge Henrique
Seu Gilberto Correia de Souza e dona Valdeci Santana l Foto: Jorge Henrique
Mariza Mendes, pensionista l Foto: Jorge Henrique
Pular para o conteúdo